A galvanização a seco é um processo de difusão sólida em que as peças são aquecidas simultaneamente com pó de zinco e um material inerte, como a areia. Normalmente, o processo é realizado num tambor fechado que gira a baixa velocidade, a temperaturas entre 320 °C e 500 °C. Posteriormente, o revestimento resultante da liga de zinco e ferro é fosfatado com zinco para dar lugar a uma superfície passivada limpa. O facto de o material de revestimento aderir perfeitamente aos contornos do material de base permite obter um revestimento uniforme nas peças, inclusivamente nas que tenham formas irregulares. O processo está em conformidade com a norma internacional EN 13811″Galvanização a seco: revestimento de difusão de zinco em produtos ferrosos. Especificações.
Os revestimentos galvanizados a seco têm uma superfície cinza fosca e podem sofrer arranhões em resultado do normal contacto com outros fixadores. Graças à dureza do revestimento, esses arranhões são superficiais e não afetam a sua resistência à corrosão.
Devido à difusão do zinco na superfície do material de base, a adesão do revestimento é maior do que em revestimentos galvanizados por imersão a quente e galvanizados mecânicos.
Espessura do revestimento
Os revestimentos galvanizados a seco têm um acabamento superficial mais duro e liso em comparação com os revestimentos galvanizados por imersão a quente e fornecem um melhor controlo da espessura do revestimento. Dado que estas características permitem um melhor controlo do atrito entre o cone dos parafusos em cunha e os seus grampos de expansão, este revestimento é ideal para buchas de expansão. Por outro lado, as peças galvanizadas por imersão a quente podem não fornecer controlo de atrito suficiente nas suas peças mais sensíveis, o que pode afetar negativamente seu desempenho. Como tal, ainda que a espessura de revestimento que a galvanização a seco permite obter seja semelhantes à da galvanização por imersão a quente, o controlo de espessura oferecido por este método é superior.
Parafuso de cunha galvanizado
Parafuso de cunha galvanizado a seco
A vida útil dos revestimentos galvanizados a seco num ambiente específico é aproximadamente proporcional à espessura do revestimento.
A espessura mínima típica dos revestimentos galvanizados a seco que aplicamos nos nossos produtos é de 40 μm.
Para conhecer a vida útil estimada dos revestimentos galvanizados a seco, consulte o documento resistancia corrosao HGD.
Última revisão: FAQ1 rev0