Enquanto que os parafusos autoperfurantes de aço de carbono podem perfurar chapas de aço de carbono, os parafusos autoperfurantes de aço inoxidável apenas podem perfurar materiais mais moles, como alumínio, ou materiais com dureza similar ou menor.
Os parafusos autoperfurantes de aço de carbono são fabricados com um tratamento térmico que lhe conferem uma dureza suficiente para poder perfurar com facilidade materiais de base como aço, latão e alumínio.
Por outro lado, os parafusos autoperfurantes inoxidáveis são fabricados com aços austeníticos de elevada resistência à corrosão, utilizados habitualmente nas indústrias farmacêutica e alimentar. Não obstante, o baixo conteúdo de carbono na sua composição química, abaixo de 0,08%, impede o endurecimento do mesmo por meio de tratamento térmico. Por isso, a sua utilização está limitada a materiais de menor dureza.
No caso de ser necessário o uso de parafusos inoxidáveis para uniões de chapa de aço de carbono, recomenda-se a utilização de parafusos autoperfurantes bimetálicos (famílias ABE bimetálica e AUTO bimetálica), compostos por uma ponta de aço de carbono temperada e um corpo de aço inoxidável, soldados entre si. Deve-se prestar atenção para que a ponta e o início da rosca fiquem salientes na parte posterior da fixação.
Última revisão: FAQ27 rev0