Para conhecer o par de instalação deve consultar a documentação aplicável do produto:
- Buchas de expansão: deve aplicar o par de expansão nominal indicado na documentação.
- Buchas fêmea, parafuso de betão e químicos: deve aplicar um par igual ou inferior ao indicado na documentação.
No caso de buchas de instalação por expansão, um par reduzido poderia causar uma expansão insuficiente da bucha, dando lugar a uma baixa resistência, Por outro lado, um par excessivo pode dar lugar à falha do aço, à falha do material base (falha por fissuração) ou a uma baixa resistência no caso de produzir-se uma soldadura fria entre o corpo da bucha e o elemento de expansão no caso de betão fissurado
No caso de bucha fêmea, um par excessivo pode dar lugar à falha do aço. Nas buchas químicas um sobrepar poderia causar a rotação do pino no interior da argamassa, debilitando a fixação.
Para a aplicação do par de instalação deve utilizar chaves dinamométricas manuais. Em geral, existem 3 tipos no mercado:
- As chaves dinamométricas de salto: nas mesmas estabelece-se previamente o par pretendido; após atingido, a chave emitirá um “clique”. Após chegar a esse ponto não se deve apertar excessivamente
- Chaves dinamométricas de agulha: uma agulha indica num seletor o par instantâneo aplicado; geralmente inclui-se uma segunda agulha “de arrasto” que indica o par máximo aplicado, embora se deixe de aplicar esforço
- Chaves dinamométricas digitais: similares às de agulha, mas com ecrã digital. Podem incorporar aviso acústico após alcançado o par pré-estabelecido.
Pode encontrar mais informações neste link
É recomendável que as chaves estejam calibradas, uma vez que a sua utilização pode afetar a precisão dos seus mecanismos internos.
Não se recomenda a utilização de máquinas de impacto para a instalação de buchas, uma vez que o controlo de par das mesmas não é suficientemente preciso, exceto no caso de parafusos de betão sempre que a documentação aplicável para o mesmo assim o especifique, devendo-se respeitar o limite de potência estabelecido no seu caso.
Última revisão: FAQ11 rev0