Tradicionalmente assume-se que os aços inoxidáveis não são magnéticos. Na realidade, um dos ensaios mais populares para detetar se um aço é inoxidável ou não é aproximar um íman ao mesmo.
Não obstante, as características magnéticas dos aços inoxidáveis dependem da sua composição química e das estruturas metalúrgicas que os mesmos apresentam. Por exemplo, os aços inoxidáveis tipo ferrítico ou martensítico (que incorporam estruturas cristalinas tipo ferrite ou martensite) são magnetizáveis e, como tal, são atraídos por um íman. Estes são os aços de graus F1 e C1, C3 e C4, em conformidade com a norma EN 3506-1: ”Características mecânicas dos aços inoxidáveis resistentes à corrosão. Parte 1: Pernos, parafusos e cavilhas”.
Por outro lado, os aços tipo austenítico (aqueles que incluem estruturas cristalinas tipo austenite) não são magnetizáveis em estado recozido e, como tal, não devem ser afetados na presença de campos magnéticos; estes são os casos dos aços de graus A2 e A4, em conformidade com a norma EN 3506-1, ou o respetivo equivalente na designação AISI 304 e 316 respetivamente. Não obstante, quando os mesmos são trabalhados a frio (por exemplo: trefilação, laminação ou moldagem a frio), estes aços podem apresentar uma magnetização fraca, pelo que seriam suscetíveis de ser atraídos fracamente por um íman. Este efeito não afeta as suas propriedades de resistência à corrosão, as quais, de qualquer forma, se baseiam na sua composição química; por esta razão, não se deve concluir que a eventual atração por um íman de um aço inoxidável austenítico (graus A2 e A4) possa representar prejuízo para a sua qualidade.
A sensibilidade magnética de um aço é medida através da “permeabilidade magnética relativa”, representada pela letra grega µr.
- Elementos com valores µr >> 1: são os denominados “ferromagnéticos”. Serão atraídos fortemente por um íman.
- Elementos com µr < 1: são os denominados “diamagnéticos”. Não serão atraídos por um íman.
- Elementos com µr ≈ 1: são os denominados ”paramagnéticos”. Serão atraídos fracamente por um íman na medida em que se encontrem mais afastados da unidade.
Os valores típicos de sensibilidade magnética relativa são:
- Ferro µr > 200
- Aços de carbono laminados a frio µr > 180
- Aço inoxidável ferrítico F1: µr 5
- Aço austenítico grau A2: µr 1,8
- Aço austenítico grau A4: µr 1,015
As ancoragens inoxidáveis CH-A2, MTH-A2, MTH-A4, MTP-A4, TNUX-A4 são fabricadas com aço austenítico e, como tal, são suscetíveis de ligeira atração por um íman na medida em que no seu processo de fabrico o material base tenha sido submetido a trabalhos a frio (trefilação, deformação a frio ou laminação a frio).
Última revisão: FAQ25 rev0